quinta-feira, 12 de maio de 2022

Histórias em quadrinhos tem espaço em Biblioteca de Aracaju/SE.

O espaço possui um acervo com mais de 2 mil quadrinhos de valor inestimável. (Foto: Ascom/BPED)

Publicação compartilhada do site do Portal INFONET, de 12 de maio de 2022

Histórias em quadrinhos tem espaço na Biblioteca Epiphanio Dória

Quem não gosta de se sentar num cantinho bem confortável, pegar aquela revista em quadrinhos e se divertir lendo histórias mirabolantes? As histórias em quadrinhos têm fãs por todo o mundo, e aqui em Sergipe não é diferente. E a boa notícia é que na manhã desta quarta-feira, 11, foi inaugurada a Sala de HQs da Biblioteca Pública Estadual Epihânio Dória.

O espaço possui um acervo com mais de 2 mil quadrinhos de valor inestimável,  por ser composta de séries completas e raras e pelo grande volume de exemplares. Com a inauguração,  a Bped se torna uma das poucas bibliotecas do Brasil a possuir e conservar uma coleção de quadrinhos com esta amplitude e se coloca no mesmo patamar de grandes bibliotecas nacionais.

A inauguração contou com uma programação extensa nesse primeiro dia, com Mesa Redonda de debates sobre HQs com o tema: “HQs e seus Diálogos”; com a participação dos professores: Valéria Aparecida Bari, Victor Wladimir Cerqueira, Derley Menezes Alves e Max Batista Vieira. A tarde  teve exibição do Anime: AKIRA (Katsuhiro Otomo). Nesta quinta, 12,  a programação segue com palestra; oficinas;  além de exposição composta pelas primeiras revistas que publicaram histórias em quadrinhos no Brasil; O Tico-Tico, a revista Guri e a revista Gibi, cuja publicação consolidou o mercado de HQ no Brasil e formou gerações de fãs. Essas edições especiais fazem parte do acervo de Obras Raras da biblioteca e estão à disposição dos usuários para  que os mesmos saibam um pouco mais sobre o mundo e a importância das HQs.

“É de extrema importância termos na biblioteca Epiphanio Dória um acervo de HQs tão rico e variado, não apenas em quantidade, mas também por sua temática diversa, servindo para o público adulto e adolescente. Sabemos que as Histórias em Quadrinhos são também uma porta que desperta o interesse à literatura, por possuir sequências narrativas facilmente identificadas, dada à disposição das ilustrações, quadros e balões, apresentam histórias e valores em diferentes níveis de complexidade, constituindo um ótimo instrumento para a leitura individual e educacional. Temos certeza de que todos vão adorar, e que essa nova área será muito utilizada e apreciada”,  comentou  Juciene Maria de Jesus, diretora da Instituição, que em sua fala também fez questão de agradecer todos os envolvidos na iniciativa. “Meu agradecimento a todos os envolvidos nesse projeto, em especial ao idealizador do espaço, Gilvan José, coordenador de projetos da Bped; Caio Leone Casanova, instrutor de novas tecnologias; Douglas Barros, coordenador de audiovisual  e a Joyce Dayse, bibliotecária”, finalizou.

O Espaço HQs é aberto ao público em geral e funciona das 7h às 17h no segundo andar da Biblioteca. A coleção já está disponível para consulta e também em processo de digitalização para que em breve seja disponibilizado em formato digital aos usuários.

Fonte: Ascom/Biblioteca Epiphanio Dória

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário