sábado, 4 de março de 2023

Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos em São Paulo

Legenda da foto: O cartunista Paulo Caruso — (Crédito da foto: reprodução/paulocaruso.com)

Publicação compartilhada do site G1 GLOBO SP, em 4 de março de 2023 

Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos em São Paulo

Ele estava internado em um hospital na região central da capital onde morreu na manhã deste sábado (4). Paulo era um dos chargistas mais importantes do país e unia humor com a história política do Brasil.

Por g1 SP — São Paulo

O cartunista Paulo Caruso, de 73 anos, morreu na manhã deste sábado (4) em São Paulo. Ele estava internado no Hospital 9 de Julho, no Centro da capital. O hospital confirmou que ele estava internado na unidade e morreu nesta manhã.

Caricaturista, ilustrador, chargista e músico, Paulo José Hespanha Caruso nasceu na capital paulista em 6 de dezembro de 1949. Ele é irmão gêmeo de Chico Caruso, também cartunista.

Cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970, mas não exerceu a profissão. Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

Paulo teve uma trajetória individual bem marcada, mas nunca deixou de fazer parceria com o irmão.

Paulo Caruso desenhou mais de 50 anos da história do Brasil com traços afiados

REPERCUSSÃO: Amigos lamentam morte do cartunista

Lula lamenta morte de Paulo Caruso e diz que cartunista contribuiu para democracia

Humor e história política

No programa “Conversa com Bial”, Paulo afirmou que os dois começaram cedo na arte do desenho.

“Desde os 4, 5 anos de idade a gente desenhava sem parar, incentivado pelo nosso avô materno, que era pintor amador, pegava na mão da gente e ensinava a desenhar. Foi quem me ensinou a tocar violão também.”

'Ligava exigindo alguma coisa, mas era o jeitão dele': participantes lembram relação de Paulo Caruso com Salão Internacional de Humor

Na mesma entrevista, Chico contou que em 1969, com 18 anos, eles estavam começando a trabalhar em jornal, “aí a politização foi quase uma obrigação”.

Carreira profissional

Paulo Caruso começou a vida profissional no “Diário Popular” no final da década de 1960 e também colaborou com os jornais “Folha de S.Paulo” e “Movimento”.

Nos anos 1970, foi para “O Pasquim”, ao lado de Millôr Fernandes (1923-2012), Jaguar e Ziraldo. A partir de 1988, publicou, na revista “IstoÉ”, a coluna de humor Avenida Brasil, onde sintetizou, com sátira e humor, vários momentos da história política do país.

Em 1992, lançou o livro "Avenida Brasil", em que reuniu centenas de charges políticas, publicadas em jornais e revistas. O principal foco, na época, era o presidente Fernando Collor de Mello. Também é autor de “As Origens do Capitão Bandeira” (1983), ”Ecos do Ipiranga” (1984), “Bar Brasil na Nova República” (1986) e “A Transição pela Via das Dúvidas” (1989).

“A matéria-prima é toda fornecida pelo governo. Eu acho que nós, cartunistas, deveríamos virar ‘estatal’ porque nós dependemos tanto do governo para nossa produção”, brincou.

Recebeu vários prêmios, entre eles, o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, em 1994.

"Esse artista monumental não está mais aqui. Mas como diz Eliana Caruso, de tão vivo, ele continua vivo, pelo trabalho, pela obra, por tudo que ele deixa. Eu não sei como lidar com tudo isso. Tchau, Paulo. Um beijo para você".

Texto e imagem reprrduzidos do site: g1.globo.com/sp/sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário